segunda-feira, dezembro 24, 2007

difícil desejo


imagem de dean

*
Reza a tradição da educação que recebi em tenra idade, o desejar "um feliz Natal" a todos. Confesso que cumprir essa parte de minha educação vem se tornado, dia a dia, ano após ano, cada vez mais uma difícil tarefa. Há muito deixei de acreditar no Natal que a maioria das pessoas acreditam. Ele começou a se tornar uma oportunidade a mais de estar na companhia de meu pai, de unicamente para ele, ir com prazer à cozinha e passar o dia todo fazendo comidas gostosas, que ele como um grande pai e extremamente amoroso adorava. Não lembro de ter feito uma salada sequer que ele não aprovasse como sendo um "manjar dos deuses"...assim era papai, coisas de quem amou incondicionalmente a filha.
E aproveitávamos , eu e ele, nesse dia para refletirmos mais ainda sobre os rumos do mundo, sobre a essência de ser...de sermos humanos neste mundo,desse privilégio de passar por aqui.
Assim fizemos muitos natais, onde a companhia de parte ou toda a família era muito mais imprescindível do que presentes embaixo de árvores enfeitadas.Papai respeitou as tradições enquanto foi possível, e nós filhos éramos crianças e ainda não tínhamos discernimentos.
Depois de adultos o Natal era mais uma excelente chance para tomarmos muito vinho, comer comida saborosa e conversar, porque conversar era a coisa mais fantástica que eu fazia com meu pai depois de te-lo envolvido em meus braços e enche-lo de beijos até deixa-lo cansado: mimá-lo era algo que nada será comparável viva eu o quanto viver.
Dentro desses nossos "Natais" tão particulares refletíamos sobre o "espírito que só acontece na maioria das pessoas exatamente nesse período...e lembravámos que as pessoas deviam ter "espíritos natalinos" durante todo o ano, porque todo o ano muitos têem fome: fome de amor, fome de conhecmento, fome de roupas, fome de agasalhos, fome de palavras amigas, fome de sopa quente, fome de carinho, fome de sapatos, fome de ternura, fome de emprego, fome de felicidade, fome de saúde, fome de trabalho, fome de presente, fome de conselhos, fome de apoio moral, fome de ajuda financeira, fome de música,fome de pensar, fome de justiça, fome de direitos, fome de deveres, fome de respeito, fome de camisa, fome de beleza, fome de água limpa, fome de prazer, fome...fome que não espera para ser saciada apenas no dia 25 de dezembro.

*

Assim aprendi. Bobages de um pai idealista, sonhador, amoroso; homem solidário...Assim era papai, um tolo que pensava muito. Que em muitas noites fosse Natal ou não me ensinou que o tempo jamais pararia...o inexorável tempo.
Mesmo quando papai, concentrado, observava, diante do mar, a rotação da terra - habilidade aprendida entre os Rosacruzes- ainda assim, retendo pra ele em poucos momentos o tempo, ou vendo-o gradualmente se mover, ele fazia questão de nos ensinar a não esperar o Natal para nos tornarmos bons de espírito.

O Natal acabou pra mim no dia que me despedi de meu pai - uma despedida, algo tão duro de fazer que naquele dia deixei de acreditar na existência, em qualquer coisa de bom, perdi a alegria e só mais tarde pude ter de volta todo o rumo.

Aquele Natal das nossas conversas, das nossas comidas, do nossos vinhos estão agora na minha lembrança, na difícil vida que vivo hoje com a ausência física de meu pai. Me resta apenas sentir o vento na minha janela que me traz sempre e ainda bem, nas minhas noites, o cheiro do amor de papai.

Meu pai ...um amor incomparável,incondicional,insubstituível...


Para os que ainda não aprenderam...minha educação deseja um Bom "Natal".


Della-Porther

8 Comments:

Blogger ~pi said...

era natal


ou havia um natal a chegar







e as pessoas diziam todas: bom natal! bom natal!


por isso inclinei-me um pouco sobre este assunto


de criança e estrelas!! :)

seg. dez. 24, 11:04:00 AM  
Blogger Unknown said...

Para ti... o teu pai.
Para mim... o pai de minha mãe!
E... um beijo.

ter. dez. 25, 09:48:00 AM  
Blogger delusions said...

...lindíssimo...



Até*
Um beijo e desejo de um bom ano
Sofia

sex. dez. 28, 08:22:00 PM  
Blogger Menina Marota said...

Um texto tão sentido, tão cheio de sensibilidade, que me fez chorar, recordando o carinho so meu próprio Pai.

Vim desejar-te tudo de BOM e que em 2008 os teus sonhos se possam concretizar.

Um beijo carinhoso e FELIZ ANO NOVO

Otília

sáb. dez. 29, 10:08:00 AM  
Blogger della-porther said...

Pi

obrigada por sua visita. Votos de um bom Ano Novo

beijos

Della

qua. jan. 02, 02:09:00 PM  
Blogger della-porther said...

Dan

então, sabes bem do que falo.

beijos meu querido texteiro.

Della

qua. jan. 02, 02:09:00 PM  
Blogger della-porther said...

Sofia

obrigada.

um beijo e um feliz Ano Novo


Della

qua. jan. 02, 02:10:00 PM  
Blogger della-porther said...

menina

Um feliz Ano Novo pra ti.

um beijo grande

Della

qua. jan. 02, 02:11:00 PM  

Postar um comentário

<< Home